domingo, 17 de março de 2013

REGULAMENTO PARA O FUTSAL P.F.C. 2013/2014


REGULAMENTO PARA  O FUTSAL P.F.C. MARÇO DE 2013 A JANEIRO DE 2014

ART.1º DA CRIAÇÃO, DOS OBJETIVOS E DOS PRINCÍPIOS
1-      O peladão FUTSAL P.F.C., hoje FUTSAL P.F.C., foi  um  evento criado pelos professores que ministravam aulas na vila olímpica Olinda (Rio-doce) em outubro de 1999.
2-      Poderão participar do FUTSAL P.F.C. Professores, funcionários da vila, convidados efetivados e convidados.
3-      O objetivo do FUTSAL P.F.C. é a pratica do futebol de salão como forma de lazer e ou exercício físico. 
4-      Os princípios do FUTSAL P.F.C. são: o espírito esportivo, a solidariedade, o respeito mútuo pelo bem estar dos outros, o companheirismo, a igualdade de condições, a democracia e as regras próprias do jogo
(adaptadas ou não).                                                                                                                                      

ART.2º DOS PARTICIPANTES
1-      A participação na comunidade do FUTSAL P.F.C. fica vinculada à participações nas arrecadações; A freqüência nos jogos; a freqüência em quadra e as participações nas resenhas e festividades.
2-      Todo participante efetivo que passar 3 meses ou mais afastado das partidas do FUTSAL P.F.C. será automaticamente considerado um convidado especial...exceção se punido pelas M.D.A. ou pela comissão ou ainda contusão(com comunicação).
3-      Qualquer participante tem direito a fazer sugestões à comissão que antes de entender válida comunicará ao grupo.
4-      Os participantes quando afastados por contusão ou doença não pagarão a mensalidade estipulada.
# Se o mesmo participar de alguma festa do grupo deverá colaborar com uma cota extra(a ser estipulada pela comissão).
# Deve ser comunicado aos membros da comissão (ou a um membro da comissão) o provável tempo de parada.
5-      Todas as vezes que esse quadro diminuir pela falta de freqüência de algum participante, ausente por contusão ou doença, qualquer um do quadro definitivo pode convidar um amigo para jogar, Observando o Art. 3º no seu parágrafo 2 letras de a à j.
6-      Os participantes teêm a obrigação de ajudar como arbitro... sem haver interferência dos que estão fora e caso haja excessos (inclusive do próprio arbitro) a comissão tomará providências.
7-      O participante deve chegar pelo menos trinta minutos antes das dezesseis e trinta horas da tarde para facilitar a divisão das equipes.
8-      O participante expulso fica sujeito as medidas disciplinares do FUTSAL P.F.C. 2013
9-      Nenhum participante expulso poderá apitar nas próximas duas partidas seguintes ... a não ser que haja acordo entre as duas equipes, representadas pelos seus respectivos capitães.
10-  Nenhum arbitro deve ser substituído durante uma partida....porém após a mesma pode haver solicitação de punição à arbitragem.
11-  O participante que receber três cartões vermelhos em seqüência será imediatamente excluído do FUTSAL P.F.C por dois meses (como medida preventiva) e na reincidência 6 meses... após  apreciação dos cartões vermelhos em seqüência será anunciada a pena em definitiva.
12-  Todo ato de indisciplina e ou violência, cometido ou não no jogo, punido ou não pela arbitragem, esta sujeito a analise,julgamento e determinação de punição pela comissão... seguindo as medidas disciplinares do FUTSAL P.F.C.
13-  A cada 06 meses fica zerado os cartões vermelhos para serem considerados reincidência, a penalização de punição automática continua.
14-  Todo participante só entrará em sorteios e disputas dos prêmios promovidos pela pelada se estiver com:
a)      Caixa de texto: FUTSAL
P.F.C.
1999
VILA OLÍMPICA- RIO DOCE- OLINDA
50% de participação nas partidas, após a data do seu primeiro jogo, independente se é convidado ou não

ART.3º DOS CONVIDADOS
1-      O convidado só poderá jogar no segundo tempo
2-      O convidado só poderá entrar no segundo tempo. Se o mesmo for goleiro, acontece a exceção.
3-      O convidado só poderá jogar se no banco de reservas, ao final do primeiro tempo, determinada equipe contar com menos de 5 jogadores efetivos no banco.
4-      Todo participante efetivo poderá levar um convidado, todavia o convidado pode entrar em qualquer equipe.
a) Se o mesmo for goleiro, acontece a exceção para inicio do jogo... os goleiros da pelada seguem o mesmo procedimento dos participantes de linha o capitão chamando tem que sair para dar a vaga.
5- Adaptando-se as necessidades e seguindo a hierarquia   do FUTSAL P.F.C (art.1 item 2), tudo deve ser feito para que o jogo aconteça.
7 -  O convidado não pode votar mais pode ser votado para as estatísticas da pelada.
8 -  Todo  convidado preenchendo os requisitos poderá ser efetivado.
9 - Caso não haja numero suficiente de participantes efetivos para iniciar a partida o convidado estará automaticamente no jogo.
10 – Convidado Especial é aquele que deve entrar por ultimo, podendo ser ainda no primeiro tempo de jogo.
      11 - O convidado esta submetido a este regulamento , bem como ao código disciplinar da pelada.

ART.4º DAS TAXAS
1-      A pelada será custeada pelos participantes que pagarão o valor da sua cota-participação até a segunda pelada de cada mês, caso não efetue o pagamento em tempo hábil, não poderá nem deverá fazer parte das equipes.
2-      Quem não efetuar os pagamentos, mensalidades e cartões, saíra automaticamente da relação das equipes.
3-      Os participantes goleiros não pagarão  o valor da cota participação.
4-      O valor da cota-participação será fixada de acordo com o valor das despesas do material esportivo e demais despesas (compras de água e gelo, materiais de primeiros socorros, nas datas comemorativas) bem como as previstas no ART.8 item 2 e 3.
5-      Cota participação em 2013             Trimestralidade = 60 reais
6-      É obrigatório o pagamento por todos os participantes das taxas, multas e cotas extras estabelecidas pela comissão do FUTSAL P. F. C.

ART.5º DAS OBSERVAÇÕES
1-      Em virtude dos riscos e danos que pode provocar o jogar depois de uma farra e em necessidade de proteger os participantes, fica decidido que o comportamento durante o jogo é plausível de analise. Caso seja verificado atos ante-esportivos ou falta de disciplina a o participante é punido e com o agravante das penas.
2-      Qualquer participante pode completar (em qualquer posição) o outro time durante a partida, desde que não haja reservas ou os mesmos estejam machucados pois, adaptando-se as necessidades e seguindo-se a hierarquia do FUTSAL P. F. C. tudo deve ser feito para que o jogo aconteça até o seu final(exceção se for expulso).
3-      Caixa de texto: FUTSAL
P.F.C.
1999
VILA OLÍMPICA- RIO DOCE- OLINDA
Toda e qualquer decisão tomada pela comissão ou pelo corúm mínimo de 50% mais um dos participantes, daquele dia terá validade...Na resenha, também pode-se tomar decisões, com apoio de pelo menos 50% da comissão participando.
4-      Procurar, todos os participantes, usar material de proteção.
5-      Após cada partida, pelos participantes, será escolhido.
a)      O CRAQUE da partida (aquele que arrebenta a boca do “balão”, acaba com o jogo)
b)      O MORCEGO da partida (aquele que é o chupa sangue, não agüenta correr, falta ar)
c)      O PERNA DE PAU da partida (aquele que é o perronha, não acerta nada, atrapalha o time)
d)     MOMENTO MARISA da partida ( que cometeu o deslize do dia,uma ação bisonha)
# Sugestão: observar para votação todo mundo pelo que fez no jogo do dia, em confrontação pelo que já demonstrou em jogos anteriores... Ou todo mundo pelo que fez no jogo do dia na  confrontação de jogador para jogador .... O voto é pessoal.
6-      Dois times são tirados para se jogar de 16:30 às 18:00 perfazendo uma hora e trinta de espaço para partida. O jogo só acaba quando o juiz der por encerrada as partida (ou o participante se machucar e não voltar) sair antes ou chegar atrasado atrapalha o desenvolvimento das partidas. Vamos procurar cumprir a partida inteira, lembrando que depois que a partida começa todos querem ganhar.
# Lembrem-se sair cedo, chegar tarde, agüentar jogar o tempo todo, não dar direito a jogar direto ou seja não promover as substituições, que já se tornaram nosso habito. Com a anuência dos respectivos capitães têm-se o direito de exigir a saída de qualquer jogador para entrada de outro.
7-      Fica decidido a utilização da regra oficial para limites de faltas coletivas.
8-      Caso haja consenso, adaptando-se as necessidades e seguindo-se a hierarquia do FUTSAL P. F. C. (art.1º iten 2) tudo deve ser feito para que o jogo aconteça.

ART.6º DA COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES
1-      As equipes serão compostas mediante sorteio, entre o número de participantes da pelada e que estejam de acordo com o regulamento do FUTSAL P. F. C.  
2-      As equipes só entrarão em quadra com os seus participantes devidamente uniformizados dentro dos padrões escolhidos pela comissão (camisa, shorts, meiões brancos “exceto os goleiros”).
3-      O quadro da pelada terá 40 participantes por partida, como teto máximo para divisão das equipes.
4-      Na divisão das equipes será seguido o sistema atual vinte participantes por equipe e apenas duas equipes por partida...Utilizando para escalação das equipes esta ordem de critérios:
a-      Ordem de chegada (compreendendo entre 16:00 e 16:25 Hs)
b-      Estar em dia com a cota participação
c-      Maior numero de partidas jogadas
d-     O numero de presenças
e-      Ter vindo nas duas ultimas pelada
5-      Até às 16: 25 deve ser feito os pares e sorteado as equipes com que já estiver presente, depois deste sorteio quem chega será um para cada lado, exceção do grupo 01(Rodrigo, Fabinho, Berg, Othom, Pitchelo, Camarão) que deve ser mantido 03 para cada lado... sendo para os demais sorteado a cor do primeiro que chegar atrasado, e aí segue um para cada lado.
# Na exceção sempre que estivermos com numero par o próximo participante deve ser sorteado a sua equipe.
6-      Se alguém não estiver em dia, após às 16:30, e não tivermos dez integrantes em quadra, o que estiver atrasado com a cota participação poderá entrar no sorteio para jogar.
7-      Os capitães são responsáveis pelas trocas, e verificação se todos da equipe jogaram “igualitariamente por tempo”. O capitão é escolhido pela própria equipe.

ART.7º DA COMISSÃO
1-      A administração da pelada será feita por uma comissão composta por um Presidente de honra por  05 (cinco) participantes, escolhidos democraticamente pelo voto aberto( e ou fechado) e terão um mandato de um (1) ano, podendo haver aumento dos participantes (bem como redução) total ou parcial. A comissão prestará contas sempre que lhes seja requerida por qualquer participante. Próxima comissão terá apenas 5 membros e apenas 4 vagas.
2-      A eleição ou reeleição da comissão será feita sempre na confraternização de final de ano. Sendo nesta própria festa a posse da nova comissão.
3-      A comissão será soberana em suas decisões (podendo tomá-las diferentes das propostas contidas no regulamento e no código disciplinar) e gozará de amplos poderes de acordo com o regulamento aqui firmado, avaliado e aprovado pelos participantes.
4-      Quando qualquer membro da comissão que cometer algum excesso (inclusive de poder) a sua permanência, no grupo, será decidida pela maioria dos participantes em assembléia geral do grupo.
5-      Os membros da comissão terão a nobre missão de administrar a pelada contando com a colaboração de todos, sem gozar de quaisquer privilégios em relação aos demais participantes.

ART.8º DA COMPETENCIA EXCLUSIVA DA COMISSÃO
1-      Planejar, coordenar e executar as atividades do FUTSAL P. F. C.
2-      Organizar as decisões aprovadas em assembléias pelo grande grupo, assim como visualizar os bons costumes do grupo para transformá-los em regulamento.
3-      Pagar, com as taxas arrecadadas, a compra de água e gelo para cada pelada
4-      Caixa de texto: FUTSAL
P.F.C.
1999
VILA OLÍMPICA- RIO DOCE- OLINDA
Contribuir (com o arrecadado) em comemorações, nas datas pré-estabelecidas pelo grande grupo e nas resenhas...bem como contratar um arbitro se necessário.
5-      Analisar e decidir sobre os casos omissos.

COMISSÃO 2012:
Presidente de honra Professor Sr. Iran Alves:
Profº Sr. Carlinhos, Profº Sr.  Normando, Profº Sr. Claudemir, Sr. Pitchelo, Profº Sr. Manoel Ramos.

O (PELADÃO) FUTSAL P.F.C, SERÁ REGIDO POR ESTE REGULAMENTO, PELO SEU CODIGO DISCIPLINAR, PELAS REGRAS OFICIAIS DO JOGO (ATUALIZADAS E OU ADAPTADAS) E SEUS PARTICIPANTES CUMPRIRÃO E EXIGIRÃO O SEU COMPRIMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.